Por Ronaldo Casagranda (Coordenador de Catequese)

“E se eu cair e por pedras andar eu sei que o meu caminho por onde quer que eu vá, comigo estás quero pedir misericórdia Senhor e o teu perdão, eu suplico a ti, pois pequeno eu sou. Quantas vezes errei, quantas vezes fugi, quantas vezes esqueci, esqueci de ti. Mas eu quero senhor, com palavras te dizer, que a tua glória é o teu viver toca em mim, jesus! livra-me de todo mal, seja um, eu e você e reveste-me com teu poder! amém!” (Música tema do retiro de Crisma 2018).

Nos dias 27,28 e 29 de abril aconteceu no Sítio PIME, Brusque, o retiro com o primeiro grupo de crismandos: “Seja um, eu e Você” (cf. Jo 17,21) de Nova Trento deste ano. Participaram do encontro aproximadamente 65 jovens que receberão o sacramento em maio deste ano.

A concentração inicial ocorreu no Salão Paroquial São Virgílio, na sexta-feira, por volta das 18h30min e depois das devidas orientações de praxe e de algumas atividades, o grupo partiu em direção à casa de formação do PIME.

O retiro foi uma oportunidade incrível de todos vivenciarem um pouco do amor de Deus e do próximo, de deixar o Espirito Santo agir, de ouvir e ser ouvido, de ter coração tocado… Tudo em busca de uma vida melhor em Cristo, de um mundo melhor com Ele, afinal, “o coração jovem, quer construir um mundo melhor. Os jovens nas estradas, são jovens que querem ser protagonistas da mudança” (Papa Francisco).

Durante toda a programação do retiro a preocupação com o tempo foi deixada para trás, as redes sociais foram esquecidas… E tudo porque foram envolvidos pelo amor de Deus e de seus semelhantes, uma vez que como ressaltou o Filósofo francês Blaise Pascal: “Crer em Deus não é pensar Deus, mas sentir Deus”. E quem sente Deus é o coração, sempre na experiência concreta do sentir, tocar e ver.

As experiências vividas e as amizades construídas durante estes dias serão levadas para toda a vida. O encerramento desta maravilhosa experiência ocorreu no domingo, às 18h30min, com a santa Missa na Igreja Matriz de São Virgílio, presidida pelo estimado Pároco da paróquia neotrentina Padre Roberto J. Gottardo.SJ.

O Evangelho do dia fazia alusão à passagem da Videira e dos ramos, que nos fazia refletir sobre a questão de que assim como os ramos para viverem e produzirem precisam estar junto à videira, nós também para vivermos precisamos estar juntos de Cristo. Pe. Gottardo, para melhor refletirmos e interiorizarmos a Palavra ressaltou que a conexão com Deus faz-se extremamente necessária, que Deus sempre procura restaurar-nos, de modo que, cada vez mais possamos dar frutos e testemunhar o seu amor.

Num clima de grande júbilo e alegria os crismandos renovaram também, nesta celebração, as promessas batismais nas quais professaram sua fé, renunciando tudo aquilo que não agrada a Deus e prometendo se engajarem nas pastorais e movimentos da Igreja, sendo testemunhas vivas do Evangelho e que realmente se importem com o outro e creiam num mundo mais fraterno, como ressaltado por nosso querido Papa Francisco: “É disso precisam hoje: jovens com esperança e jovens com fortaleza… Não queremos jovens que se cansam rápido e que vivem cansados, com cara de tédio”.

Antes de finalizar a celebração alguns jovens puderam testemunhar diante dos familiares e da comunidade reunida um pouquinho das vivências do último fim de semana. Foram verdadeiramente testemunhos concretos do amor de Deus!

Terminada a celebração os retirantes puderam retornar para suas famílias/comunidades com o coração renovado e repleto do amor de Deus. 

Vale ressaltar a dedicação e o empenho das pessoas que conduziram e serviram durante este retiro. Sem elas esse belíssimo resultado não teria sido atingido. Que Deus as abençoe sempre e as mantenha firmes na missão por Ele confiada.

Que venham os frutos, afinal: somos um, nós e Deus!

 

Comente