Por Ronaldo Casagranda (Coordenador de catequese)

“Somos chamados ao amor. Esta é a nossa vocação mais sublime, a nossa vocação por excelência” (Papa Francisco).

Nosso estimado Papa Francisco ressalta que nossa vocação mais sublime é amar, Deus nos chama para amar.  E foi este amor de Deus, manifestado no amor ao próximo, que nossos jovens crismandos puderam vivenciar nos dias 04,05 e 06 de maio, fim de semana em que se realizou o 2º Retiro de Crisma: “Seja um, eu e Você” (cf. Jo 17,21) de Nova Trento.

Ocorrido também no sítio do PIME, em Brusque, participaram desta importante experiência de fé, 62 jovens que receberão o sacramento da Crisma no próximo dia 19, juntamente com os adolescentes que participaram do primeiro retiro ocorrido em abril.

Seguindo os moldes do primeiro, este encontro/retiro também teve início no salão paroquial na sexta-feira, à noite, com a acolhida de cada crismando, que após as devidas orientações se encaminharam ao local onde viveriam momentos inesquecíveis adentrando em uma nova realidade e experimentando o verdadeiro amor de Cristo, tendo-o como amigo.

O Retiro foi finalizado na Igreja Matriz São Virgílio, às 18h30min, com a Celebração Eucarística presidida por nosso querido pároco Padre Roberto Jerônimo Gottardo,SJ.

A Liturgia do dia, em especial o Evangelho, fazia alusão ao amor de Deus que se manifesta em nós. Pe. Gottardo destacou que nossa vocação é amarmos como Deus nos ama, mandamento este, dado por Cristo durante a última ceia e no Lava-Pés (cf. Jo 13). Lembrou também aos jovens que eles precisam ser mulheres e homens diferentes, assumindo o amor como estilo de vida. Amor este que se revela na doação gratuita e livre, na superação dos preconceitos, no profundo respeito nos confrontos com os outros, especialmente, no âmbito família, sem desejo de recompensa imediato. Não se conhece Deus por meio de teorias e ensinamentos livrescos. A via para o conhecimento de Deus chama-se amor (cf. 1Jo 4,8); e não é o amor falado, onde temos tantas retóricas para falar dele. O amor é prática e vida. O amor nos faz feliz e nos proporciona a graça de fazer os outros felizes.

Nesta mesma Celebração, com grande alegria, os jovens renovaram diante de toda comunidade de fé as promessas batismais, momento em que assumiram pra valer os compromissos de seguir o profeta de Nazaré.  

Antes de finalizar a celebração alguns jovens puderam testemunhar diante dos familiares e da comunidade reunida um pouquinho das vivências do último fim de semana. Foram verdadeiramente testemunhos concretos do amor de Deus em suas vidas!

Terminada a celebração os retirantes puderam retornar para suas famílias com o coração renovado e repleto de entusiasmo.   

É importante destacar o empenho de todas as pessoas que colaboraram para que tudo se realiza-se. Foi bonito ver o empenho e a alegria contagiante daqueles punhados de servidores/as do Senhor. Que Ele cumule cada um/a com copiosas bênçãos!

Rezemos para que esses jovens perseverem no testemunho do amor de Deus, na família, escola, comunidade, etc. Jesus foi claro: “eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça” (cf. Jo 15,16). Portanto, que venham os frutos, muitos frutos, porque novamente percebemos que podemos ser um só, nós e Deus.

Comente