O CPC do Oratório de São Roque

Nos dias 18 e 19 de agosto de 2018 aconteceu na Comunidade do Oratório de São Roque a Celebração e os festejos dos 122 anos de fundação deste Oratório.

Nos dois dias de festa a comunidade acolheu com alegria a todas as pessoas que compareceram, pessoas estas de Nova Trento e região, e também de familiares que moraram na comunidade e que, hoje, estão morando em outras cidades.

Para dar continuidade à tradição foi incentivada a participação dos jovens da comunidade em todos os preparativos que antecederam e também nos dias de festa.

A tradição da festa de São Roque passada de geração em geração durante mais de um século preserva a produção artesanal das broas de polvilho, os pés de moleque, a concertada, bolos e galinha recheada como também a Missa Solene com a benção do Sal.

Neste ano a festa foi um grande sucesso tendo como seu ponto alto a Missa realizada no domingo, às 10h da manhã em honra a São Roque, com o tema “Sal da Terra, Luz do Mundo” e também celebrando a Assunção de Nossa Senhora aos Céus.

Ao final da celebração antes da tradicional Benção do Sal homenageou-se as famílias da comunidade representadas pelo casal Egidio e Lourdes Bottamedi, que em procissão levaram a imagem de São Roque protetor da peste e dos animais até o altar acompanhados de seu fiel companheiro, o cachorro Urso.

É essencial manter a chama de nossa cultura bem acessa, para não se perder no tempo e, também, não tirar das próximas gerações o privilégio de vivenciar e conhecer esta história tão importante.

A Coordenação da comunidade agradece a participação da comunidade e de todas pessoas que prestigiaram a festa nestes dois dias, os voluntários que não mediram esforços para a realização do evento, bem como todos os patrocinadores e apoiadores.

Comente