Mauro A. Costa

Os encontros de formação para os pais e as mães de crianças para a Catequese da Iniciação à Vida Cristã têm ocorrido em clima de oração, reflexão e de fraternidade. O primeiro aconteceu na Matriz, com a presença do Pe. Roberto J. Gottardo, pároco. O segundo, na Capela São João Batista (Calvário/Trinta Réis), com a presença do sr. Mauro A. Costa; e o terceiro com o Pe. José Nelson Knopp, vigário paroquial. Nos três encontros é possível perceber a responsabilidade das catequistas e o empenho dos pais e das mães para com esses momentos formativos e significativos para as suas vidas e a vida de seus filhos e filhas.

No primeiro e segundo encontros, Pe. Roberto e Mauro respectivamente, ofereceram a reflexão cujo tema foi Família, berço da fé. Por meio de dinâmica proposta pelo livro, os participantes se envolveram com o tema, refletiram sobre a vitalidade da família na formação da fé e, sobretudo, compreendem, aos poucos, que a educação da fé não é responsabilidade apenas das catequistas. Os pais e as mães necessitam estabelecer fortalezas em seus lares que possibilitem a vivência da fé dos filhos aprendidas nos encontros catequéticos.

Os frutos da fé se desenvolvem quando todos se comprometem em cuidar das sementes, ocuparem-se do desenvolvimento da consciência religiosa dos filhos e, em especial, testemunharem em casa e na comunidade com uma vida pautada na Fé do Ressuscitado, Jesus Cristo.

O terceiro encontro, o Pe. Nelson abordou o tema da Permanente Graça de Viver a Fé. Também nesse encontro, os participantes foram ativos; ouviram, meditaram, perguntaram, enfim, permaneceram no encontro de “corpo e alma”. O Pe. Nelson conduziu a todos a reflexão da grande responsabilidade em seguir Jesus Cristo em um mundo que se distancia dos valores evangélicos tão caros ao Ressuscitado. É preciso resistir, perseverar e permanecer com o Senhor para viver, conviver e testemunhar na da Graça da Fé.

Ao longo desses primeiros encontros, evidencia-se um novo rumo da catequese na paróquia. Rumo esse que tem sido exortado pela Igreja. O Papa Francisco tem animado a todos os batizados para que vivam a fé com alegria, que testemunho a verdade do Evangelho com alegria, que, enfim, sintam o coração cheio da alegria pascal e possam exalar a todos como é bom viver em prol do Reino de Deus. 

Comente