No domingo (26), a comunidade São Paulo (Aguti) celebrou a festa em honra a Nossa Senhora de Fátima. O ápice da festa aconteceu às 10h com a celebração eucarística, tendo como Celebrante o nosso Pároco, Pe. Roberto Jerônimo Gottardo,SJ, que nos preparativos lançou a “semente” aos organizadores para representarem flashes da vida de Maria de Nazaré. A ideia foi acatada e com ajuda da comunidade São José (Claraiba), em especial a senhora Vanete, o resultado foi estupendo.

Após a reflexão de Pe. Gottardo, que em uma parte de sua reflexão sobre o Evangelho do dia (cf. Jo 14,23-29) enfatizou que Maria soube como ninguém guardar e viver a Palavra de Deus. Tornou-se a primeira discípula do Filho. Para arrematar a homilia iniciou-se a encenação de três recortes da vida de Maria: a Anunciação, “Maria, uma de nós” e a Aparição em Fátima (Portugal) para três Pastorzinhos, em 1917. Foram momentos de muita emoção e fé para todos os fiéis que lotaram a Igreja.

A encenação teve início com o anjo enviado pelo Senhor a procura de Maria que se encontrava no meio da assembleia. Diante da eleição divina Maria disse SIM e o milagre da encarnação do Verbo se efetivou. Outro momento forte a representação da vida simples de Maria em sua casa cuidando do Menininho Jesus, sintetizado na frase pronunciada por Maria: “Eu sou uma de vocês e vocês também podem ser como eu”. A culminância daquele momento cheio de graça e de beleza foi a entrada dos três pastorzinhos e a aparição de Nossa Senhora de Fátima. Ela se apresenta em meio a assembleia abraçando aleatoriamente algumas pessoas até chegar e subir no pedestal para pedir às perturbadas crianças que rezassem o rosário para a conversão dos pecadores e pela paz no mundo. Entre uma apresentação e outra cantou-se o refrão da conhecida canção “A treze de maio…”. Excelente a performance dos animadores/cantores da comunidade.

Após a missa festiva, com o coração feliz e cheio de gratidão, todos foram convidados a dirigirem-se ao Salão Comunitário São Paulo para o delicioso churrasco. Tudo muito bem preparado e organizado.

Parabéns a todos os que se empenharam para a realização da festa em honra a Madonna!  Foi uma belezura de festa!

Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós.

 

Comente