Por Rosimara Bernhardt

No último sábado (22), o Setor de Música e Canto Litúrgico da Arquidiocese de Florianópolis realizou na Igreja São Judas Tadeu (Barreiros), mais um encontro de Canto Litúrgico Pastoral.

O encontro foi desenvolvido em duas partes: na primeira, com músicas referentes às solenidades e principais festas da Igreja, de acordo com o Ano Litúrgico; na segunda, canções referentes ao Santoral, que são as músicas para serem utilizadas nas Festas e celebrações de memória de alguns Santos.

O Encontro foi conduzido de forma agradável com ótimo aproveitamento de todos os presentes. O assessor da dimensão litúrgica e espiritual foi Pe. Rafael Aléx Lima da Silva (Pároco da Paróquia de São Judas Tadeu). Para cada Solenidade Pe. Rafael dava a explicação litúrgica, tendo como base elementos chaves retirados do evangelho do dia ou do presente tempo litúrgico.

Falou-nos sobre a importância do canto da Missa e fazendo referência ao Catecismo da Igreja Católica: “O canto e a música desempenham sua função de sinais de maneira tanto mais significativa por estarem intimamente ligados à ação litúrgica, segundo três critérios principais: a beleza expressiva da oração, a participação unanime da assembleia nos momentos previstos e o caráter solene da celebração. Participam assim da finalidade das palavras e das ações litúrgicas: a glória de Deus e a santificação dos fiéis”.

Os participantes saíram do encontro animados e cheios de alegria. Da Paróquia São Virgílio participaram os Coordenadores do Ministério de Música, Luiz Meyer e Rosita Tridapalli, a Coordenadora da Liturgia, Rosimara Bernhardt. Pena que não foram mais pessoas!

Parabéns aos organizadores pelo empenho, dedicação, carinho e habilidade em tornar a formação um momento tão especial. Certamente, o que aprendemos ser-nos-á muito útil para preparar as celebrações de maneira “ativa, plena, consciente e frutuosa” (cf. SC 11.14).

Comente