Nesse último sábado (24), ocorreu o encontro de formação e preparação para o tempo do advento, que se iniciará dia 02 de dezembro. O encontro teve início às 13:30h, com motivação feita pelo padre Roberto Gottardo, SJ. Após isso, o seminarista Thomas explanou sobre a espiritualidade do período, a sua relação com o mistério pascal e a forma com que devemos vivê-lo, tanto de modo particular quanto em nossas comunidades.

Foram dadas diretrizes para celebrar dignamente o advento, de forma que as missas e cultos cumpram melhor com aquilo que se propõem. Thomas destacou a necessidade de uma decoração sóbria, que mantenha a centralidade no altar. O uso da coroa do advento e o canto do Angelus também foram sugeridos às comunidades.

O encontro contou também com o auxilio de Luiz Meyer (ministério de música), que além de animá-lo, explanou sobre as músicas para essa época e sobre a apostila que a paróquia confeccionou com canções para serem usadas nas celebrações. Cada comunidade recebeu uma apostila e um cd com os cantos. Ao fim, Thomas encerrou o encontro com uma mensagem motivacional, para que o verdadeiro sentido do natal prevaleça sobre o consumismo pagão que parece nortear nossa época.

“Preparai o caminho do Senhor, aplainai as suas veredas” (Lc 3,4)

 

 

Comente