Mauro A. Costa

No último sábado, dia 21 de abril, ocorreu a abertura do Curso de Extensão da FACASC – Faculdade Católica de Santa Catarina – oferecido aos paroquianos da Forania de Tijucas. Nesse dia, o professor foi o Pe. Francisco de Assis Wloch (Pe. Chico), que abordou o tema da Evangelização no mundo de contemporâneo: experiências pastorais (Missiologia I). Os participantes que nesse dia estavam presentes vieram das paróquias São Sebastião (Tijucas), São João Batista (SJB), Sant’Ana (Canelinha/Moura), Senhor Bom Jesus (Major Gercino/Pinheiral) e São Virgílio (Nova Trento). Um encontro das paroquias da Forania, todos animados para aprender mais e poder servir mais a Deus nas suas paroquias de origem.

O Pe. Chico, reitor no Seminário Metropolitano (Brusque), ofereceu aos participantes excelentes reflexões sobre o trabalho pastoral, em especial com respeito a ação pastoral na paróquia. Por meio de textos de documentos da Igreja e da Sagrada Escritura, o padre professor possibilitou aos cursistas momentos significativos para o entendimento do trabalho de Evangelização em nossa época. Dentre tantos, citou o documento da CNBB, Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015) que lembra “que toda pessoa batizada, como discípula missionária, é convidada a assumir este mandato de Jesus Cristo!”. Também citou um documento do Papa Paulo VI, Evangelii Nuntiandi, que ensina o seguinte: 

Ao final da tarde, os participantes agradeceram a Deus a oportunidade de estarem ali, aprendendo mais e melhor para agir em suas paróquias.

Comente