Mauro A. Costa

Depois de quase um ano de formação teológica, a Faculdade Católica de Santa Catarina em convênio com a Paróquia São Virgílio concluiu mais um Curso de Extensão no último sábado (15). Ano passado se inscreveram 110 pessoas e se formaram 75. Este ano, contudo, apenas 36 se inscreveram e perseveraram 10 cursistas. Mesmo assim, a alegria estava estampada nas faces dos concluintes.

O Curso de Extensão contou com conteúdos e professores da FACASC e convidados, todos com amplo conhecimento das temáticas abordadas com os alunos. O encerramento do curso ocorreu com “chave de ouro”. O Pe. Roberto  Gottardo, SJ, – pároco – abordou o Projeto de Igreja do Papa Francisco, cujo tema entusiasmou a todos e os levou à profundas reflexões sobre as novas frentes de serviço missionário na Igreja e os desafios que emergem com esse Projeto.

Com textos do próprio Francisco, consolidados por teólogos renomados, como Leonardo Boff, o Pe. Roberto levou os cursistas às reflexões, a debates e às propostas de ação para o próximo ano. Evidenciou nas falas dos cursistas que o Projeto de Igreja do Papa é, sem dúvida alguma, a melhor resposta para a mudança de época que vivemos neste início de século. A Igreja está em transformação, cuja finalidade é evangelizar a todos de forma profética e missionária. E o Povo de Deus anseia por mudanças, tanto nos âmbitos hierárquicos da Igreja como nas ações pastorais. A Igreja da Alegria necessita sair e ir ao encontro de todos, preferencialmente aos pobres, em todos os cantos da sociedade e do mundo.

Ao final do encontro, os cursistas receberam o certificado de Conclusão do Curso. Na ocasião, ainda sugeriram a continuação dos estudos no próximo ano. Contudo, foi de bom senso que, sem um compromisso de todas as paróquias da Forania, torna-se difícil oferecer mais um curso no próximo ano. O exemplo da Paróquia São Virgílio e da Paróquia São João Batista, que se fizeram presentes com a participação de seus paroquianos, deveria ser seguido por todas as demais. E nesse sentido, há se de fazer uma consulta aos párocos para ver a viabilidade de participação de paroquianos no ano de 2019.

Parabéns a todos! Deus seja louvado e glorificado por mais essa missão realizada por seus servos.

Comente