A SANTIDADE SE REVELA NO SEGUIMENTO DE JESUS E NO SERVIÇO AOS IRMÃOS: “EU QUERO FICA LIMPO” (Mt 8, 3)

Mauro A. Costa

O Terceiro Dia do Tríduo em honra ao padroeiro São Virgílio levou o Povo de Deus a reforçar o estilo de vida de Jesus, e proposto a todos que O desejam seguir: servir! O tema desse dia foi A Santidade se revela no Seguimento de Jesus e no serviço aos irmãos, e o lema foi “Eu quero, fica limpo” (Mt 8, 3). A Celebração Eucarística teve como presidente o pároco, Pe. Roberto Gottardo, e concelebrada pelo Pe. Diego Delfino – paróquia Santa Cruz (São José).

Na acolhida, o Pe. Roberto acolheu com alegria a presença do Pe. Diego, que é Coordenador Arquidiocesano dos Ministros da Eucaristia. Essa presença se justifica por causa da investidura de novos Ministros da Eucaristia e da Palavra para a nossa paróquia. Ainda nesse momento, o presidente da celebração acolheu também os familiares dos candidatos para esses ministérios/serviços a Deus e à Igreja, agradecendo-os pela generosidade deles em apoiar os candidatos. Afinal, a esses foi oferecido um tempo longo de formação para o exercício desse serviço, no qual tiveram que contar com o apoio de seus familiares. Por isso, uma acolhida justa e reconhecida.

Na liturgia da Palavra, em especial no texto do Evangelho, percebe-se mais uma vez que Jesus se encontra sempre predisposto a fazer o bem, a servir aos mais necessitados. No texto evangélico, um homem adoentado com lepra suplica a Jesus que o cure; e Jesus, que veio para servir, realiza mais um milagre em prol do Reino: cura o homem.

Na homilia, o Pe. Gottardo chama a atenção da assembleia litúrgica para o aspecto tão caro à Pessoa de Jesus, o serviço aos irmãos. Por meio de significativas frases e trechos de falas do Papa Francisco, o sacerdote ensina que devemos seguir o exemplo de Jesus, isto é, estar no meio do Povo para servir. Com esse ensinamento, o Pároco se dirigiu aos candidatos ao ministério da Eucaristia e da Palavra os exortando a prestar esse serviço em suas comunidades. Trata-se, na verdade, de um serviço à Igreja, edificada por Jesus, e por Ele tão amada.

Após a homilia, os candidatos foram convidados pelo presidente da celebração a se aproximarem do altar para o rito da investidura aos ministérios. Por meio de um texto próprio a esse rito, o Pe. Roberto autorizou a investidura dos candidatos aos ministérios da Eucaristia e da Palavra. Um particular nesse momento, foi a participação direta dos familiares; eles trouxeram a vestimenta do Ministro para o exercício desses serviços. Viu-se, claramente, quão importante é a família para os serviços na Igreja, Povo de Deus, em prol do Reino. Nesse sentido, sem ela pouco ou nada se pode fazer.

Antes da bênção final, o Pe. Gottardo agradeceu a todos que participaram da Celebração Eucarística, como a equipe de animação, aos familiares, ao Pe. Diego e aos demais fiéis. Além disso, lembrou a todos que estavam na igreja que outras pessoas também estão proporcionando um clima ministerial: aqueles que estão no Salão Paroquial preparando tudo para os festejos populares.

Ao se dirigirem ao Salão Paroquial, o povo pode encontrar as delicias de nossa festa – pastel, sopa, bolos, crepes, dentre outras – e os entretenimentos, como a pescaria, o bingo, a roleta e o parque. Também teve o destaque das danças gaúchas efetuadas pelo Grupo Laços de Fronteira e a Banda Furacão da Vanera. Tudo se desenrolou em espírito fraterno, tal como deve ser uma festa paroquial.

E assim foi o Terceiro Dia do Tríduo em honra do padroeiro de nossa paróquia, São Virgílio. Que toda a glória seja para Deus!!!      

 

Comente