Por Rosita Tridapalli e Rosimara Bernhardt

A Igreja no Brasil está celebrando desde 26 de novembro de 2017 à 25 de novembro de 2018, o “Ano do Laicato”.

O tema escolhido foi: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na Igreja em saída, a serviço do Reino”. E o lema: “Sal da Terra e Luz do mundo” (cf. Mt 5,13-14).

Com o propósito de desenvolver o tema, ao longo do Ano do Laicato, traçou-se o objetivo geral: “Como Igreja, Povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade”.

Assim, em sintonia com o que a Igreja no Brasil está propondo, a Paróquia São Virgílio, ofereceu nos dias 28 e 29 de julho, o III Curso de Canto Pastoral e Formação Litúrgica aos músicos, cantores, leitores e catequistas, leigos e leigas, oportunizando conhecimentos para melhor desempenharem suas funções, em seus ministérios na Igreja, na liturgia e na sociedade.

O curso foi ministrado pela Ir. Custodia Cardoso, da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, professora de Música e Liturgia, assessorada por Thiago Pauluk, professor de música, teclado, violão e canto.

Compareceram leigos e leigas das comunidades do interior e da matriz, além da presença de cursistas de outras paróquias vizinhas, num total de 62 participantes.

Ir. Custódia ressaltou a importância e responsabilidade dos envolvidos no ministério da música em animações litúrgicas, especialmente nas Celebrações Eucarísticas, quanto à escolha adequada dos cantos, que devem estar de acordo com o Tempo Litúrgico.

Nesse sentido, conduziu o curso, ensaiando cantos e apresentando, paralelamente, conteúdos litúrgicos, mais especificamente para as Celebrações Eucarísticas.

Proporcionou reflexões sobre a missão do leigo/a, prática e realidade, bem como sobre a música sacra, conforme o Documento do Concílio Vaticano II.

Aprendemos muito e temos a certeza de que estaremos mais motivados para continuarmos com a nossa missão de animar as Celebrações Eucarísticas, pois o canto constitui um sinal de alegria do coração, e é essa alegria que deverá contagiar toda a assembleia presente nas celebrações. Como dizia Santo Agostinho: “Cantar é próprio de quem ama”.

E nós amamos a Deus e queremos servi-lo de todo o coração.

No domingo o curso teve início às 8h com a Celebração Eucarística, presidida pelo nosso pároco Pe. Roberto J. Gottardo,SJ, a animação ficou por conta do coral formado pelos participantes do curso, regido por Ir. Custódia.

No final do curso, foi feito um sorteio de um violão entre os participantes do curso, a ganhadora foi a Senhora Leoníria Anzini (Aguti). Parabéns, Leoníria! Nossos agradecimentos ao doador.

Foi muito bom e enriquecedor estarmos reunidos nesses dois dias de curso, que se concretizou graças ao empenho de uma grande equipe e que passamos a nomear:

Primeiramente queremos agradecer ao nosso Pároco Pe. Roberto J. Gottardo, grande parceiro e incentivador no que diz respeito ao ministério da música.

Ao Luiz Meyer, coordenador do Ministério da Música da Paróquia São Virgílio, que é doação total.

A Ir. Custódia a ao Thiago por tudo o que nos ensinaram.

Equipes da alimentação, ornamentação, apoio, e demais pessoas que, de uma forma ou de outra, colaboraram com empréstimos e doações.

Que Deus abençoe a todos!

Santa Cecília, padroeira dos músicos, rogai por nós!

Tudo para a maior glória de Deus!

 

Comente