Por Mauro A. Costa

Na noite do dia 27, terça-feira, catequizandos e catequistas aproveitaram mais uma oportunidade de formação. Foram dois momentos que evidenciaram mais uma vez a disposição deles para aprender sobre a nossa fé e a nossa missão. Foi salutar presenciar esses ricos momentos, nos quais se conclui que tanto os catequizandos quanto os seus catequistas gostam de aprender.

No primeiro momento, que ocorreu das 18h às 19h, três grupos de catequizandos e suas catequistas se organizaram em uma das salas da catequese, no salão paroquial. Nessa sala as catequistas trouxeram materiais sacros utilizados nas liturgias, como o Missal, o Lecionário, os vasos sagrados, as alfaias, partículas não consagradas, etc., com o objetivo de ensinar aos catequizandos não apenas os nomes corretos de cada material, mas também quando e como são usados nas celebrações. Essa parte ficou a cargo do sr. Mauro Costa.

Muitas perguntas foram realizadas pelos catequizandos, mas, devido ao tempo, nem todas foram respondidas. Contudo, era visível a alegria deles em estar ali, participando, aprendendo, enfim, crescendo na vida cristã. As catequistas, por sua vez, sentiram-se gratificadas com a participação e o interesse de cada um deles.

No segundo momento, das 19h às 20h, outras catequistas do núcleo 4 participaram da Formação (Cartas) com o nosso vigário paroquial, Pe. José Nelson Knob. Foi um momento também rico! Ensinamentos, reflexões, novos conteúdos de fé e missão, enfim, riquezas para a ação pastoral na catequese.

Esse momento foi tão rico e agradável, que se estendeu até às 21h. Foi possível notar o contentamento das catequistas por participarem de mais essa formação. Na ocasião, o Pe. Nelson informou as datas para a entrega da cruz para aquelas que participaram da formação. Trata-se, na verdade, de um símbolo de conclusão de uma etapa.

Uma noite catequética de formação! Parabéns a todos pela participação. Que suas vidas sejam a cada dia repletas de clareza  para a missão a que são chamados.

Comente