Mauro A. Costa

O minicurso para catequistas novos contou com a presença de 12 pessoas, teve início às 8h10 e término às 11h30. Sob a coordenação do Pe. Nelson Knob, vigário paroquial e diretor espiritual da Catequese, e o sr. Mauro Costa, Coordenador Paroquial da Catequese, aos novos catequistas foi oferecido dois momentos formativos. No primeiro, o Pe. Nelson desenvolveu a temática da missão do catequista. Por meio de textos impressos e disponibilizados aos participantes, o diretor espiritual da Catequese apresentou elementos significativos para o exercício da missão de educadores da fé, dentre os quais à vitalidade da espiritualidade. Nesse tema, o Pe. Nelson frisou que essa dimensão, que se trata da vida no Espírito Santo em todos os momentos da vida, torna-se o ânimo para o trabalho missionário como catequista da Igreja.

Após o lanche, o sr. Mauro apresentou os itinerários (livros ou manuais) da Iniciação à Vida Cristã e da Crisma. Na abordagem desses itinerários, foram apresentadas as relações de rede que eles estabelecem para a formação da fé; frisou aos participantes que a animação catequética é algo para toda a vida, e não mais conteúdos apenas em vista da recepção de sacramentos (sacramentalização). A formação inicia o catequizando e o incentiva para a vida em comunidade, despertando nele, inclusive, a inserção pastoral. Também nesse momento, os participantes puderam entender melhor a metodologia catequética – da Iniciação à Vida Cristã e da Crisma – e, perceberam as relações entre essas duas etapas na vida do catequizando.

Ao longo dos momentos formativos, os participantes puderam compartilhar as primeiras experiências com catequistas e, concomitantemente, fazer perguntas e solicitarem orientações. Foram momentos em que eles se perceberam fraternos, unidos na mesma missão.

Ao final, agradeceram a Deus pelo chamado para essa missão. Deus seja louvado e para ele toda glória! Parabéns aos participantes!

Comente