Dia 24, às 20h, ocorreu a tradicional e emocionante missa de natal, na igreja matriz da paróquia de são Virgílio. A celebração marcou o término do tempo do Advento e o grande anúncio do nascimento de Jesus, que reverbera na história  e se dilata no tempo-espaço até nossos corações.

A missa foi presidida por nosso pároco, Pe. Roberto Gottardo, SJ, e iniciou-se com o canto das kalendas, que situam o natal frente aos acontecimentos históricos da humanidade (o império romano, as olimpíadas gregas, o êxodo do povo judeu). É importante atentar que a vinda de Jesus não é um mito abstrato ocorrido numa época áurea e imensurável, mas um evento real. Cristo nasceu na cidade de Belém, na província romana da Palestina, durante o Império de César Otaviano Augusto e do reinado de Herodes I.

Após as kalendas, padre Roberto retirou o tecido que cobria a imagem do menino, revelando-o à assembleia. Algumas crianças de nossa paróquia dirigiram-se então à imagem, onde depositaram flores coloridas como presentes. Nasceu!, poderíamos exclamar em exultação, cantando com os pastores ao receberem a visita dos anjos.

Uma casa para uma família

A noite de natal foi marcada também por um momento especial: a entrega de uma casa, construída pela paróquia, em regime de comodato a uma família carente. Padre Roberto agradeceu especialmente à Denair e à Eunice, dois anjos que muito auxiliaram no empreendimento.

A ideia surgiu durante reunião do CPC da igreja matriz, mas foi acolhida com entusiamo por toda a paróquia. Urge a necessidade de que se saia da fala em busque-se a prática de ações concretas. Com medidas assim, a vinda de Cristo deixa de ser apenas demagogia e se torna realmente cristã. O que diz mais sobre o natal que dar um lar a uma família que necessita?

Ao término da missa, padre Roberto conduziu, ao lado das crianças e dos coroinhas, a imagem do menino Jesus, que depositou no presépio. De lá abençoou a assembleia, desejando a todos um feliz e abençoado natal. Vale ressaltar que o ciclo natalino não se encerrou dia 25, mas prossegue até o batismo do Senhor, no dia 13 de janeiro.

 

Confira mais fotografias da celebração:

 (por Tiago Kricinski Fotografias)

 

Comente