Mauro A. Costa

No dia 31 de julho, a Igreja comemorou com muita alegria a festa de Santo Inácio, fundador da Companhia de Jesus – os Jesuítas –, Mestre da Espiritualidade, enfim, um grande discípulo e missionário de Jesus Cristo que a muito cativa para o Seguimento de Jesus.

Em nossa paróquia, os Jesuítas – irmãos e padres – marcam presença na evangelização há mais de 130 anos! Um serviço realizado com amor, dedicação, perseverança e profetismo. Paroquianos de muitas gerações, sejam idosos, adultos ou jovens, podem lembrar de algum irmão ou padres jesuíta que marcou a sua vida. Os fiéis reconhecem essa presença e agradecem a Deus pela vocação dos jesuítas do passado, que já partiram para a Casa do Pai, e os que estão presentes em nosso meio.

Foi por causa desse reconhecimento que as Mulheres do Terço, que estiveram presentes na terça-feira (31) organizaram uma significativa e singela confraternização para os nossos Jesuítas. Após a oração do Terço, elas puderam colocar na “mesa partilhada” inúmeros e deliciosos pratos para esse momento de “ação de graças”. Eram tantos que a pequena mesa da sala de refeições da casa paroquial quase não coube, sem falar com a entrada das mulheres ao local. De fato, um espaço pequeno, mas um grande calor humano e cristão que o invadiu. De fato, uma “nova multiplicação” para a agradecer a Deus pela vocação dos jesuítas”

Tudo isso fora ambientado com cantos, especialmente em honra a Santo Inácio. Palmas, sorrisos, encontros, abraços e muita alegria; era evidente que a confraternização sincera das Mulheres do Terço revelou que, na verdade, elas estavam ali representando a comunidade paroquial, que agradece a Deus pela vida desses homens em prol do Reino de Deus.

Em tudo amar e servir, um lema de Santo Inácio, tem cativado muitas pessoas a seguir a Jesus em sua Igreja. Os desafios são muitos, mas a alegria é para toda a vida. Uma alegria que se evidencia na vida dos fiéis e se manifesta em momentos singelos como esse.

Vida Santo Inácio! Viva a Igreja! Em tudo amar e servir! E tudo fazer para a maior glória de Deus!

 

Comente