Mauro A. Costa

A Animação Bíblico-catequética em nossa paróquia clarifica seus olhos para caminhar no verdadeiro rumo da Iniciação à Vida Cristã (IVC), sempre em comunhão com a Igreja, particularmente na Arquidiocese de Florianópolis. Depois da Assembleia Arquidiocesana, que aprovou a IVC para o Batismo, as lideranças paroquiais – Padres, Diáconos, religiosas, leigos e leigas catequistas – fortaleceram ainda mais o ministério catequético junto às famílias. Essa perspectiva, na verdade, responde aos apelos do Papa Francisco por uma ação pastoral mais permanente, profunda, alegre, responsável, aberta e condizente aos novos desafios de nossa época. Requer dos fiéis que procuram a Igreja, Povo de Deus, não mais aquela catequese que finaliza com a recepção do sacramento, mas, sobretudo, com a experiência de iniciar as suas vidas na vida cristã católica. É uma inserção na vida pautada pelos valores evangélicos e eclesiais. É uma iniciação para a vida inteira.

Por isso, a IVC inclui a Catequese do Matrimônio, do Batismo, da Eucaristia, da Crisma e de Adultos. Nessa perspectiva, todos são iniciados na vida cristã e, ao longo do processo formativo, eles realizam experiências de fé com Jesus Cristo na comunidade cristã.

No último domingo, 16, ocorreu a 2ª Convocação e Confraternização das catequistas de toda a paróquia São Virgílio. O evento teve início às 7h45min com a acolhida na porta da igreja matriz e, logo em seguida, com a missa em ação de graças pelo ano catequético que findou. Presidida pelo vigário paroquial, Pe. José Nelson Knob, diretor espiritual da catequese, a Celebração contou com a presença de fiéis da comunidade da matriz e de muitas catequistas de outras comunidades da paróquia. Logo no início da celebração, o sr. Mauro Costa, coordenador paroquial de catequese, solicitou as catequistas que se aproximassem do altar a fim de que fossem vistas por todos e, ao mesmo tempo, fossem aclamadas pela comunidade ali presente. Também na homilia, o sacerdote animou as catequistas com palavras de agradecimento pelo sim que elas deram a Deus para esse compromisso de fé.

Após a celebração, as catequistas e seus familiares foram recepcionados no Salão Paroquial. Nesse momento, os jovens catequistas, Alexandre e Paula, proporcionaram-lhes uma dinâmica de entrosamento, a qual fez emergir alegria e fraternidade ente todos que participaram. Um momento salutar que também deu o tom do domingo.

Em seguida, com a presença do Pe. José Nelson e do sr. Mauro Costa, foram iniciados os trabalhos. Foi-lhes apresentado a programação do domingo e, prontamente, começou a apresentação das comunicações arquidiocesanas e paroquiais. Na primeira, anunciou-se a Catequese do Batismo, a qual será antecedida por um curso de preparação para catequistas do Batismo. Nas comunicações paroquiais, anunciou-se o Curso para Novos Catequistas, que será realizado em fevereiro em duas etapas.

Ainda nesse momento, foi apresentado o planejamento da catequese para o ano de 2019, focando, sobretudo, o Ano Litúrgico. Todas as catequistas presentes receberam o planejamento, o qual foi lido coletivamente. Dentre os destaques, foram anunciados os retiros para os catequizando da IVC Eucaristia, IVC Crisma e Catequistas. Além disso, foi comunicada a 1ª FESTA DA CATEQUESE, a ser realizada no dia 24 de fevereiro. Essa festa resultou da consulta aos familiares realizada em reuniões nos Núcleos, e o faturamento será usado para custear os retiros, desonerando, assim, as famílias.

Após o lanche, os participantes foram organizados em grupos. E neles todos puderam fazer uma avaliação dos trabalhos realizados e, ao mesmo tempo, indicar os novos coordenadores da IVC na paróquia, juntamente com o Coordenadores de Núcleo. Também propuseram algumas sugestões, dentre elas uma procissão da catequese de IVC Eucaristia ao Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro.

Na plenária, foram anunciados os nomes indicados dos coordenadores, os quais assim foram aclamados: Núcleo 1, Coordenadora Kleia; Núcleo 2, Coordenadora Soeli; Núcleo 3, Coordenadora Suzetti; Núcleo 4, Coordenadoras Charlene e Luana. Na IVC Eucaristia, Coordenadora Lucélia; na IVC Crisma, Coordenadores Alexandre e Paula; na IVC Adultos, Coordenadora Hermínia. Na IVC Batismo, a coordenação será definida pelos irmãos e irmãs que trabalham com esse ministério na paróquia, e não participaram da Convocação.

Ao final, todos agradeceram a Deus pelo chamado, e puderam confraternizar com um almoço preparado por pessoas da comunidade que se dispuseram a esse serviço com generosidade. Nesse momento, as crianças puderam brincar na cama elástica. O clima era de fraternidade, alegria e agradecimentos.
Deus seja glorificado por todos os serviços que se presta a Ele em prol do Reino!!!

Comente