Mauro A. Costa

Para melhorar o serviço de acompanhamento, formação e reuniões na catequese as comunidades da paróquia foram agrupadas em Núcleos. O Núcleo 1 agrupa as seguintes comunidades: São Paulo (Aguti), São Francisco Xavier (Conquista), Sagrado Coração e Jesus (Rio Veado), Nossa Senhora do Rosário (Trombudo) e São Cristóvão (Oito Casas). E foi nesse núcleo que se realizou a Reunião com os familiares de catequizandos, tanto de Iniciação à Vida Cristã (IVC) como da Crisma, coordenada pelo sr. Mauro Costa; e, na mesma noite do dia 28 deste mês, das 19h às 20h, aos catequistas foi iniciada formação catequética, coordenada pelo Pe. Nelson Knob, vigário paroquial.

A reunião com os familiares ocorreu em um clima fraterno e alegre. Alguns familiares fizeram perguntas a respeito da frequência nos encontros da catequese e da participação dos catequizandos nas celebrações eucarística. Também foi tratado sobre a confraternização com a família catequética no final do ano, especificamente no mês de novembro. Coordenador Paroquial da Catequese frisou da importância da participação da família na formação de seus filhos ou filhas, incentivando-os a caminhar juntos na iniciação cristã que, na verdade, é para toda a vida.

Por sua vez, o Pe. Nelson iniciou a formação permanente com os catequistas, apresentando o trabalho com as Cartas Catequéticas. Trata-se de um estudo reflexivo e grupal, pelo qual os catequistas aprendem conteúdos significativos sobre a fé e missão do catequista. Aos participantes foram disponibilizadas pastas com os textos estudados e, em cada encontro formativo, eles receberão novos textos. Um trabalho que se estenderá por mais de três anos; por isso que se entende como uma formação permanente.

Ao final da reunião e da formação, percebeu-se um clima de contentamento e alegria tanto para os familiares como para os catequistas. Com essa iniciativa, o vigário e o coordenador estarão nos núcleos, neste ano, mais duas vezes. Todos se sentiram gratificados.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Que a glória seja toda para Deus!

Comente