Mauro A. Costa

Na última terça-feira, 6 deste mês, foi realizada mais momentos da animação bíblico catequética em nossa paróquia. Muito embora a maioria das famílias do núcleo 1 seja agricultora, ficou evidente o compromisso delas para com a educação da fé de seus filhos e filhas. Os familiares e as catequistas se fizeram presentes; aqueles para a reunião, e essas para a formação.

Enquanto as catequistas se encontravam com o Pe. Nelson, vigário paroquial, para a formação com as Cartas Catequéticas, os familiares participaram da reunião para tratar sobre os encaminhamentos para o ano de 2019. Sem dúvida, momentos significativos contínuos para a catequese.

Os familiares, cuja maioria se encontram em plena época de colheita do fumo, fizeram-se presentes na reunião. Foram informados das principais datas com respeito à recepção dos sacramentos de seus filhos, seja na Catequese de Iniciação à Vida Cristã como na Crisma. Dentre as informações, foi lhe dito que a intenção é proporcionar que os catequizandos possam participar dos sacramentos em sua própria comunidade; porém, quando não for possível, que eles participem desse momento significativo em suas vidas em outra comunidade. Essa orientação é para frisar que o catequizando ao longo do processo formativo catequético possa ser inserido na vida de sua comunidade.

Os catequistas estudaram mais uma Carta Catequética. Nessa puderam meditar em grupo a dimensão vocacional do cristão e, em especial ao chamado a servir a Deus na missão de educar os mais jovens na fé do Cristo em na Igreja. Foi um momento participativo, coordenado pelo Pe. Nelson, que proporcionou melhor aprofundamento dessa missão na vida dos catequistas.

Ao final, todos puderam agradecer pelo privilégio em vivenciar esses momentos prazerosos na comunidade.

Comente