Mauro A. Costa

Para melhorar o serviço de acompanhamento, formação e reuniões na catequese as comunidades da paróquia foram agrupadas em Núcleos. O Núcleo 3 agrupa as seguintes comunidades: São Valentim (S.Valentim), Santo Antônio (Baixo Salto), São Sebastião (Lageado), São Caetano (Alto Salto), Santo Inácio de Loyola (Alto Pitanga), Sagrada Família (Baixo Pitanga), Sant’Ana (Molha), Santa Luzia (Ribeirão Bonito), Santo Isidoro (Serraval) e Santo Estanislau Kostka (Valsugana). Na terça-feira, dia 11, entre às 19h e 20h, foi realizada mais uma formação para as catequistas e uma reunião com os familiares dos catequizando que convivem nessas comunidades.

Novamente fora notável a pontualidade da maioria dos familiares, que já estavam no local para o compromisso catequético. Diante disso, a reunião com eles foi iniciada antes do horário previsto. Assim também ocorreu com as catequistas, quando, nesse caso, tiveram formação permanente.

A reunião com os familiares foi conduzida pelo sr. Mauro Costa, coordenador paroquial da catequese, a qual teve início com a acolhida e a oração. Nessa última, os familiares ouviram a música do Pe. Zezinho que fala da prece pelos filhos e foram convidados a pensarem em suas famílias, agradecerem a Deus e pedir por tantas outras que se encontram em dificuldades. Após a oração, os familiares foram incentivados a fazerem perguntas e, por meio disso, sanarem qualquer dúvida sobre o processo catequético. Dentre tantas, os familiares perguntaram sobre o cronograma de Iniciação à Vida Cristã e da Crisma, as ausências de catequizandos e catequistas nos encontros. Após responder essas e outras questões, o coordenador, por sua vez, solicitou apoio dos familiares às catequistas e a responsabilidade quanto ao uso dos Itinerários (manuais) dos catequizandos.

Na formação para as catequistas, o Pe. Nelson Knob, vigário paroquial e diretor espiritual da catequese, conduziu esse momento com dedicação e zelo. As catequistas do núcleo 3 que estavam presentes demonstraram satisfação, revelando, inclusive, um espírito de comunhão. Afinal, todas são catequistas da Igreja na paróquia e, por isso, constituem um grupo que servem a Deus por meio da educação da fé dos seus irmãos mais novos.

Ao final, a comunidade São Valentim ofereceu um singelo lanche que reforçou o espírito fraterno cristão entre todas. Assim, finalizou mais um serviço a Deus naquela noite abençoada. Que Deus seja louvado e glorificado!

 

Comente