Mauro A. Costa

Na terça-feira, 30 de outubro, foram realizados mais dois momentos na animação bíblico-catequética em nossa paróquia: a reunião com os familiares de catequizandos e a formação para os catequistas. Todos oriundos das comunidades que formam o núcleo quatro, ou seja: Comunidade da matriz, São Cristovão (Ponta Fina Sul), Santo Antonin (Ponta Fina Norte), São João Batista (Trinta Réis), Nossa Senhora de Guadalupe (Trinta Réis), São Francisco de Assis (Mato Queimado), Puríssimo Coração de Maria (Morro da Onça). Os familiares lotaram o salão paroquial, e os catequistas permaneceram na sala de reunião que fica sob a secretaria paroquial.

Aos familiares foi informado o andamento da catequese e as datas de recepção dos sacramentos para os catequizandos. Após a oração inicial, motivada por meio de um canto de prece pelas famílias, na qual cada familiar acendeu a sua vela no círio pascal, simbolizando assim, a Luz de Deus em sua vida, foi apresentada a eles a organização das atividades da catequese em toda a paróquia. Dentre tantas, foi-lhes informada a organização das comunidades da paróquia em quatro núcleos com o objetivo de facilitar as ações catequéticas, tanto com os familiares como também com os catequistas. Além disso, foram também anunciadas as datas para os sacramentos, da Sagrada Comunhão e do Crisma, e comunicados que haverá retiro e encontros para os catequizando. Mais ainda, foram respondidas algumas perguntas de alguns familiares, como as participação dos catequizandos nas missas em suas comunidades, o uso da bata no próximo ano por ocasião da Primeira Comunhão, da formação daqueles familiares que não participaram dos encontros que antecederam a catequese, etc. A reunião foi encerradas às 20h20min agradecendo a Nossa Senhora e pedindo a Sua intercessão por todas as famílias da comunidade paroquial.

Aos catequistas foi oferecido mais um momento formativo. O Pe. Nelson, vigário paroquial, reuniu-os na sala sob a secretaria paroquial e usou as Cartas de Formação para esse momento, tal como tem acontecido nos demais núcleos. Todos puderam fazer perguntas, acrescentar mais formação e animar a sua ação catequética em suas comunidades com seus catequizandos. O momento, que era para ser finalizado às 20h, estendeu-se até às 21h em vista da animação dos participantes. Sem dúvida, era preciso atender a todos, e eles não se importaram com a hora. Deus seja Louvado!

Assim, completaram-se as reuniões com familiares em toda a paróquia neste ano e confirmou-se a necessidade e o desejo de formação para as catequistas.

Comente