030_Pastoral-da-Catequese_201809

Promover uma Catequese de iniciação à vida cristã, guiados pela palavra de Deus, para que leve ao amadurecimento da fé e a conversão, colocando as pessoas em contato vivo e pessoal com Jesus Cristo e convidando-as para seu seguimento no serviço e na missão dentro da comunidade eclesial.

Festa da catequese: Grandioso sucesso!

Jean Bunn Nesse domingo (24), ocorreu a 1ª Festa da Catequese, realizada em nosso salão paroquial, e para a alegria de toda a comunidade, em especial para os catequistas e pais de catequisandos, o evento foi um sucesso! Iniciou-se as 08h00 com missa celebrada pelo Pe. Nelson Knob. Durante a missa, Pe. Nelson abordou de…

Leia mais...

Abertura catequese – 2019

Mauro A. Costa No 4º Domingo do Tempo Comum, e na Celebração Eucarística realizada na igreja matriz, presidida pelo pároco, Pe. Roberto Gottardo, a catequese de Iniciação à Vida Cristã realizou a abertura de seu ministério em toda a paróquia. Familiares, catequizandos e catequistas se fizeram presentes para iniciar a catequese. Os demais paroquianos compartilharam…

Leia mais...

Cronograma IVC – 2019

  Na paróquia, a Catequese é de Iniciação à Vida Cristã (IVC). A Catequese de iniciação à vida cristã inclui a Catequese do Batismo, da Eucaristia, da Crisma e a Catequese de Adultos. É um percurso que se faz para a vida inteira. Não se trata apenas de frequentar encontros regulares para aprender um conteúdo…

Leia mais...

Coordenação da catequese divulga calendário

A coordenação da catequese divulgou seu calendário para o ano de 2019, prosseguindo as mudanças propostas pelo clero do Brasil e implementadas em nossa arquidiocese. Tendo em vista a necessidade de uma restauração da fé e da vivência cristã, não existirão mais os tradicionais encontros, com objetivos apenas de capacitar o indivíduo para graduar-se, recebendo…

Leia mais...

Missa da catequese marca início do Advento

No último sábado (01), na Igreja Matriz, deu-se início ao novo ano litúrgico com a celebração do primeiro domingo do advento, ocorrida em comunhão com a tradicional missa da catequese. Foi uma noite emocionante, onde também rememorou-se o sétimo dia de falecimento do irmão Costa, SJ. Homem trabalhador e honrado, cujo espírito de ecoa através…

Leia mais...

MAIS UMA NOITE CATEQUÉTICA

Por Mauro A. Costa Na noite do dia 27, terça-feira, catequizandos e catequistas aproveitaram mais uma oportunidade de formação. Foram dois momentos que evidenciaram mais uma vez a disposição deles para aprender sobre a nossa fé e a nossa missão. Foi salutar presenciar esses ricos momentos, nos quais se conclui que tanto os catequizandos quanto…

Leia mais...

NÚCLEO 1 – FORMAÇÃO PARA CATEQUISTAS E REUNIÃO COM FAMILIARES

Mauro A. Costa Na última terça-feira, 6 deste mês, foi realizada mais momentos da animação bíblico catequética em nossa paróquia. Muito embora a maioria das famílias do núcleo 1 seja agricultora, ficou evidente o compromisso delas para com a educação da fé de seus filhos e filhas. Os familiares e as catequistas se fizeram presentes;…

Leia mais...

Se não se tornarem como as crianças…

Por Maria do Carmo Angeli É surpreendente constatar a importância que o próprio Jesus atribui às crianças: “Eu lhes garanto: Se vocês não se converterem e não se tornarem como as crianças, não entrarão no Reino dos Céus“(cf. Mt 18,3). Ainda mais neste tempo de tanta gente com coração endurecido. Com base nesse evangelho, no…

Leia mais...

NÚCLEO 3: FORMAÇÃO PARA CATEQUISTA E REUNIÃO COM OS FAMILIARES DE CATEQUIZANDOS

Mauro A. Costa Para melhorar o serviço de acompanhamento, formação e reuniões na catequese as comunidades da paróquia foram agrupadas em Núcleos. O Núcleo 3 agrupa as seguintes comunidades: São Valentim (S.Valentim), Santo Antônio (Baixo Salto), São Sebastião (Lageado), São Caetano (Alto Salto), Santo Inácio de Loyola (Alto Pitanga), Sagrada Família (Baixo Pitanga), Sant’Ana (Molha),…

Leia mais...

Que boa ideia!

Por Pe. Gottardo,SJ Que boa/excelente ideia da catequista Lucélia de Souza Vicentini! É a primeira vez que ela aceitou o desafio de ser catequista. Está amando fazê-lo! Um dos membros do grupo de catequisandos é seu filho, Carlos Eduardo Vicentini. Deu-se conta de que a turminha de crianças que acompanha sequer sabe as orações básicas…

Leia mais...