“Ide e anunciai minha paz”

O cristianismo, desde os seus primórdios, se caracterizou pelo anúncio. A própria palavra Evangelho significa, em tradução literal, Boa Nova. Isso porque a Verdade salvífica de um Deus que nos amou tanto a tal ponto de por nós morrer urge ser anunciada a todos os povos. A necessidade de pregar pulsa no coração do verdadeiro discípulo de Jesus, como uma manifestação visível do amor-caridade. Afinal, como posso, conhecendo a beleza do cristianismo, permitir que meus irmãos permaneçam nas trevas da ignorância e da tristeza? Como diria o apóstolo: “ai de mim, se não anunciar o evangelho!” (1 Cor 9,16)

Nos tempos da Igreja primitiva, a necessidade fez com que Deus derramasse grandemente seus dons. Assim, nos eventos de Pentecostes, mesmo que os apóstolos pregassem em aramaico, aqueles estrangeiros que ali se encontravam ouviam o evangelho sendo pregado cada qual em sua própria língua: “Ouvindo-se este som, ajuntou-se uma multidão que ficou perplexa, pois cada um os ouvia falar em sua própria língua”. (At 2,6)

Passados vinte séculos, as tarefas próprias da comunicação persistem: hoje é preciso anunciar o Evangelho a um mundo descrente, dotado cada vez mais de meios de comunicação velozes e eficazes. Ainda assim, se o rádio, a tv e principalmente a internet constituem um problema árduo, a verdade é que eles também podem se tornar, sob a ação correta, um campo fértil para o apostolado.

A pastoral

O que é

A pastoral da comunicação tem por objetivo primário comunicar, isto é, levar a mensagem de Jesus às pessoas. Para que isso ocorra da melhor forma possível, é necessário e imperativo usar de todos os meios que nos são viáveis – seja a internet,  o rádio, a tv, os jornais etc. Na paróquia são Virgílio, a PASCOM tem por norte:

• Aproximar nossa paróquia das redes sociais, assim conectando-a aos paroquianos de forma ágil, viável e prática.
  • Transmitir, através do site e de nossas mídias, mensagens e textos que eduquem, façam refletir e ajudem a caminhar na fé.
  • Divulgar o maravilhoso trabalho das comunidades, pastorais e coordenações.
  • Conectar-se em oração e comunhão com aqueles que nos acompanham.

A equipe

Jean Bunn (coordenador): (048) 9 9145 2820

Atuação

As áreas de atuação e os projetos realizados atualmente pela PASCOM da paróquia de são Virgílio são:

• Cobertura de eventos, festas e acontecimentos de nossa paróquia, bem como sua divulgação.
  • Alimentação e supervisão de nosso site, com publicações de artigos, notícias, reflexões e avisos.
  • Manutenção de nossas redes sociais: Instagram e Facebook, por onde nossos paroquianos podem interagir conosco.
  • Coordenação do canal da Paróquia São Virgílio no Youtube, onde são postados vídeos semanais.
  • Criação dos programas transmitidos pela paróquia através da rádio 102.02 FM: Prece da Manhã, Hora da Ave Maria e Família Unida num Lar Abençoado.

Os patronos da comunicação

Na Igreja, alguns santos se tornaram símbolos da comunicação e consequentemente do trabalhado realizado dentro da PASCOM. Esses  constituem modelos que devem ser imitados e seguidos por aqueles que atuam dentro dessa pastoral:

SÃO FRANCISCO DE SALES (1567 -1622): São Francisco foi um bispo católico e doutor da Igreja que viveu na Suíça durante os tempos da terrível revolta calvinista, que provocou conflitos sangrentos entre católicos e protestantes. Desde muito cedo demonstrou virtudes e santidade; sua vida consistiu em converter aqueles que se mantinham afastados da Igreja, trazendo-os para os braços misericordiosos de Deus, indo contra a heresia vigente na época que acreditava que todos já estavam predestinados ao Céu ou ao inferno, nada podendo fazer para ir contra o destino que teriam.

Entretanto, são Francisco notou, com grande acerto, que não bastava pregar: era preciso viver o conteúdo do Evangelho, pois pelo exemplo e pelas obras arrastamos muito mais que com palavras. Por isso, mais que anunciar a Boa-Nova, ele pregava a urgente necessidade da conversão e da oração. Seu exemplo permeia toda a atuação da PASCOM. Que desserviço à Igreja é um cristão que depois de descer do púlpito e transmitir sua mensagem, é o primeiro a desobedecer o que pregou!

Foram os grandes escritos de são Francisco de Sales que o tornaram o doutor da Perfeição. Também é considerado pela Igreja como o padroeiro e protetor dor jornalistas e dos escritores.

VENERÁVEL CARLO ACUTIS (1991 – 2006): O Apóstolo da Internet. Carlo partiu dessa vida em 2006, com apenas 15 anos de idade, depois de uma longa batalha contra o câncer. Seu último desejo? Que seus sofrimentos fossem oferecidos a Deus pela Igreja e pelo papa.

O grande exemplo de Carlo certamente encontra-se na capacidade de Evangelizar naqueles locais inóspitos, onde a ausência de Deus é fortemente sentida. Como todo jovem, ele adorava a tecnologia, sobretudo a internet, que até então estava em ascensão. Entrava em fóruns e sites, onde pregava a necessidade da Eucaristia e o amor que nutria à Virgem santíssima!

O pioneirismo de Carlo é evidente. Ele foi o primeiro a sentir essa necessidade imperativa de evangelizar também através dos cabos e fios da internet, local muitas vezes abandonado. Enquanto muitos católicos, por temer as mazelas dos ambientes virtuais, se afastam apavorados, aquele adolescente foi capaz de enfrentar preconceitos e ódio para exercer seu apostolado.

Carlo é um exemplo para nós, que temos a necessidade imperativa de tornar o ambiente virtual mais fraterno, cristão e acolhedor.