“Por uma Igreja jovem”

 

Em sua experiência com Deus, santo Agostinho se dirige ao Senhor clamando: “Tarde Te amei, ó Beleza tão antiga e tão nova!” Nas palavras do santo doutor, encontramos a duplicidade que é característica da realidade divina: Por um lado, Deus é antigo, eterno e extremamente sábio; por outro é novo, jovem, se atualiza constantemente e é dotado de um frescor que atraí a si tudo e todos.

A juventude sempre exerceu um papel preponderante dentro da Igreja. O dinamismo, a abertura à missão e a possibilidade de uma vida a ser construída representam campo fértil onde o Espírito Santo pode realizar obras magníficas. A ação de Deus sempre espera de nós essa constante disponibilidade!

Assim, é necessário que a Igreja se revista de uma constante juventude, para sempre se deixar conduzir levemente, indo aonde mais for necessária a sua atuação. Foi nesse sentido que nosso santo padre, o papa Francisco, realçou a juventude que vibra através dos verdadeiros seguidores de Jesus: “A Igreja é jovem”

Na Igreja, o jovem pode encontrar um sentido para a própria vida. Mais ainda que isso, nela ele é capaz de perceber o verdadeiro significado da condição humana. Em um mundo cada vez mais alienado, depressivo e disperso, essa simbiose entre Igreja e juventude representa um caminho de esperança e de salvação para nossa época.

Por isso, a importância da Pastoral da Juventude. Através dela, podemos criar uma rede de interação entre nossos adolescentes e jovens, de forma que passem a constituir uma família e uma força motora no seio de nossas comunidades. Como diria o papa emérito, Bento XVI: “O jovem não tem medo de desafio, tem medo de uma vida sem sentido”.

O que é

(Aquilo em que consiste a Pastoral juvenil, seus objetivos etc etc)

 

A equipe

(telefone celular da coordenação)

 

Atuação

(Retiros e eventos regulares que realiza, etc etc)

Galeria

Notícias

Fim de semana marcado pela juventude

Os ecos do I Acampamento Juvenil parecem se mostrar. No sábado, 22, houve encontro nos três grupos de jovens de nossa paróquia. Que maneira melhor de passar o fim de semana do que em comunhão com Cristo e sua Igreja? Já no domingo, 23, ocorreu a JAJ – Jornada Arquidiocesana da Juventude, que também contou…

Leia mais

Paróquia realiza com sucesso o 1º Acampamento Juvenil

Por Rosimara Bernhardt e Pe. Roberto Gottardo,SJ Aconteceu nos dias 15, 16 e 17 de junho o Acampamento Jovem: Levanta-te! organizado pela Coordenadora da Pastoral Juvenil da paróquia São Virgílio, Elizete Hugen Boso, juntamente com toda a sua equipe. Participaram deste evento 120 jovens, sendo a maioria de Nova Trento, alguns de São João Batista,…

Leia mais

Pedágio da Pastoral Juvenil foi um sucesso

No último sábado (11), a Pastoral Juvenil organizou a realização de um pedágio para ajudar a angariar fundos para o I Acampamento Jovem que o grupo realizará, no CTG Silva Neto, de Canelinha, entre os dias 14 e 16 de junho. O pedágio foi um sucesso. Nossos jovens organizaram-se em três pontos: Em frente à…

Leia mais

Dom Wilson em encontro com os jovens

Na noite do último sábado (23), dom Wilson se reuniu, seguindo o cronograma de visita pastoral, com os alunos da IVC crisma e com os grupos de jovens que atuam em nossa paróquia. O maravilhoso encontro, realizado graças à colaboração da coordenação da Pastoral dos Jovens, em especial Elizete Hugen Boso, foi realizado no salão…

Leia mais

Retiro Testemunhas da Esperança foi um sucesso!

Vanusa C. Moresco No último final de semana, dias 15,16 e 17 de fevereiro, aconteceu no sítio do PIME, em Brusque, o segundo retiro do grupo de Jovens Testemunhas da Esperança das comunidades de Indaiá e Claraíba. O retiro contou com 42 retirantes e uma equipe de serviço de em torno de 50 pessoas. Sua…

Leia mais

Macarronada “Colo de Deus”

Seminarista Thomas Silva Vilas Boas “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (1Tes 5,18). Na noite do último sábado aconteceu a 2º Macarronada “Colo de Deus”, na comunidade de São Joanin (Calvário), em prol do retiro do Grupo que está se aproximando. O evento contou com…

Leia mais

Jovens de São Valentim

Por Antonio Bendrot – Coordenador Paroquial da PJ “Deus acredita em você porque sabe do que te dotou e sabe o quanto você é capaz de realizar” (Pe. Eduardo Malaspina) Mais de 40 jovens estiveram reunidos na comunidade São Valentim no último domingo, 22 de fevereiro, sendo a maioria dos jovens da própria comunidade. O momento inicial foi…

Leia mais