030_pastoral-vocacional-201809

Trata-se de uma Pastoral voltada a despertar leigos ao chamado cristão de servir. É um trabalho pastoral da Igreja que visa despertar os cristãos para a vocação humana, cristã e eclesial, discernir os sinais indicadores do chamado de Deus, cultivar os germes de vocação e acompanhar o processo de opção vocacional consciente e livre, de tal modo, que expresse seu serviço ministerial ou carismático para a Igreja, em qualquer dos estados de vida (cf. DBFP, nº 27).

Seminaristas apresentados no CPP

Os seminaristas que farão estágio pastoral em nossa paróquia nesse ano foram apresentados à comunidade durante a reunião do CPP, que se realizou dia 01, sexta-feira. Foram elencados para permanecer conosco Bruno Costa, já conhecido dos anos anteriores, e também José Gabriel. Eles atuarão aos fins de semana nos setores e localidades onde forem chamados,…

Leia mais...

Testemunho vocacional – Núbia Kiatkowsky

Por Núbia Kiatkowsky É necessário ouvirmos o apelo do coração misericordioso de Jesus nos dias de hoje. Eu comecei a ouvir este chamado desde a primeira vez que vi as irmãs da comunidade servos adoradores da misericórdia (SAM), quando elas vieram conduzir um retiro. A alegria e a docilidade delas me inundaram de perplexidade e…

Leia mais...

O envio de Fran e Núbia

Bruno Costa Todas as pessoas são vocacionadas por amor e misericórdia de Deus. O nosso primeiro chamado foi à vida e, nesta vida, dom precioso, descobrimos meios de realiza-la e encontrar sua plenitude. Por conseguinte, cada pessoa é chamada à uma vocação específica: Matrimônio, sacerdócio ordenado, vida religiosa, medica, docência, entre várias outras… E, nesta…

Leia mais...

Retiro Testemunhas da Esperança foi um sucesso!

Vanusa C. Moresco No último final de semana, dias 15,16 e 17 de fevereiro, aconteceu no sítio do PIME, em Brusque, o segundo retiro do grupo de Jovens Testemunhas da Esperança das comunidades de Indaiá e Claraíba. O retiro contou com 42 retirantes e uma equipe de serviço de em torno de 50 pessoas. Sua…

Leia mais...

A Barquinha segue seu caminho

Por Pe. Gottardo,SJ Nosso Senhor, ao peregrinar por este mundo, foi claro: “Pedi ao Senhor da messe que envie operários para a sua messe” (cf. Mt 9,38). Urgente é a necessidade do anúncio e imensos são os desafios! Os trabalhadores da messe, além de poucos, muitos se encontram envelhecidos e cansados. Por isso, a Igreja,…

Leia mais...

JORNADA VOCACIONAL E MISSIONÁRIA CADA COMUNIDADE – UMA NOVA VOCAÇÃO

Mauro A. Costa Na noite da segunda-feira, 29 de outubro, a igreja matriz da paróquia São Sebastião, localizada no centro do município de Tijucas, estava lotada de paroquianos da Forania de Tijucas. Um Povo reunido para participar de mais uma celebração eucarística por ocasião da Jornada Vocacional e Missionária, cujo lema é em “Cada comunidade…

Leia mais...

MÊS VOCACIONAL: DIA DO PADRE E ABERTURA DA CATEQUESE

Mauro A. Costa A abertura do mês vocacional ocorreu no 18º Domingo do Tempo Comum, especialmente no dia da vocação sacerdotal – Dia do Padre. Além disso, ocorreu também a abertura da Catequese, que contou com a presença maciça das famílias dos catequizandos, catequistas e da comunidade em geral. Uma noite memorável! Na homilia, o…

Leia mais...