Tempo de descanso e de repouso: “Vinde!”

Por Pe. Gottardo,SJ Neste período de férias e de descanso que se inicia (para quem pode!), no qual a distração muitas vezes prevalece sobre a atenção e a sensibilidade para com os outros, não esqueçamos de cultivar a “vida segundo o Espírito”. Santo Inácio insistia que aprendêssemos a ver/contemplar e a encontrar Deus em todas…

San Torpete. Uma atitude profética do pároco

Por Pe. Gottardo,SJ “San Torpete, paróquia no coração de Gênova, não celebrará o Natal de 2018”. A declaração é do pároco, Pe. Paolo Farinella. Desde 2005, aquela igreja foi confiada a ele com a missão de torná-la um “centro cultural” e uma referência de hospitalidade aos migrantes que fogem da fome, da perseguição e das…

A palavra de Deus foi dirigida a João

Por Pe. Gottardo,SJ Estamos no tempo litúrgico do Advento. À luz da percuciente reflexão do teólogo, Marco Pedron, recolho alguns tópicos interessantes sobre a ação da palavra de Deus que se movimenta em direção a João Batista, no deserto, e ganha a máxima visibilidade histórica, na Encarnação do verbo no ventre de Maria (cf. Lc…

Missa da catequese marca início do Advento

No último sábado (01), na Igreja Matriz, deu-se início ao novo ano litúrgico com a celebração do primeiro domingo do advento, ocorrida em comunhão com a tradicional missa da catequese. Foi uma noite emocionante, onde também rememorou-se o sétimo dia de falecimento do irmão Costa, SJ. Homem trabalhador e honrado, cujo espírito de ecoa através…

Encontro de formação para o advento

Nesse último sábado (24), ocorreu o encontro de formação e preparação para o tempo do advento, que se iniciará dia 02 de dezembro. O encontro teve início às 13:30h, com motivação feita pelo padre Roberto Gottardo, SJ. Após isso, o seminarista Thomas explanou sobre a espiritualidade do período, a sua relação com o mistério pascal…

Quando nossa mentalidade é reprovada por Jesus

Pe. Gottardo,SJ Segue uma modesta meditação – a partir do evangelho de Marcos 8,27-35 – sobre as implicações do seguimento do Profeta de Nazaré. Acompanhar Jesus e obedecer seus “comandos” não é moleza! O apóstolo Pedro que o diga. No entanto, Ele não engana nem enrola ninguém. Às vezes, suas palavras nos fazem tremer, especialmente,…