Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir?

  Por Pe. Gottardo,Sj (1) Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir? (cf. Sl 129). Sem dúvida, esta pungente indagação do salmista é válida para todos os tempos e lugares como critério de reflexão acerca da impostação que estamos dando à vida. Dá o que pensar. Certamente, pulsa na alma do sábio…

Jesus é a Palavra que arde

“A felicidade não está apenas dentro de nós nem fora de nós, mas sim em nossa união com Deus” (B. Pascal). Indubitavelmente, Jesus foi e continua sendo um revolucionário extraordinário. Suas palavras ardem e perturbam porque fustigam as mentalidades empedernidas. À Luz das Bem-aventuras de Lucas (cf. Lc 6,20-26), podemos afirmar que não é justo…

Tempo de descanso e de repouso: “Vinde!”

Por Pe. Gottardo,SJ Neste período de férias e de descanso que se inicia (para quem pode!), no qual a distração muitas vezes prevalece sobre a atenção e a sensibilidade para com os outros, não esqueçamos de cultivar a “vida segundo o Espírito”. Santo Inácio insistia que aprendêssemos a ver/contemplar e a encontrar Deus em todas…

San Torpete. Uma atitude profética do pároco

Por Pe. Gottardo,SJ “San Torpete, paróquia no coração de Gênova, não celebrará o Natal de 2018”. A declaração é do pároco, Pe. Paolo Farinella. Desde 2005, aquela igreja foi confiada a ele com a missão de torná-la um “centro cultural” e uma referência de hospitalidade aos migrantes que fogem da fome, da perseguição e das…

A palavra de Deus foi dirigida a João

Por Pe. Gottardo,SJ Estamos no tempo litúrgico do Advento. À luz da percuciente reflexão do teólogo, Marco Pedron, recolho alguns tópicos interessantes sobre a ação da palavra de Deus que se movimenta em direção a João Batista, no deserto, e ganha a máxima visibilidade histórica, na Encarnação do verbo no ventre de Maria (cf. Lc…

Missa da catequese marca início do Advento

No último sábado (01), na Igreja Matriz, deu-se início ao novo ano litúrgico com a celebração do primeiro domingo do advento, ocorrida em comunhão com a tradicional missa da catequese. Foi uma noite emocionante, onde também rememorou-se o sétimo dia de falecimento do irmão Costa, SJ. Homem trabalhador e honrado, cujo espírito de ecoa através…