Jean Bunn

Ontem (06), às 19h30, iniciou-se na igreja matriz são Virgílio o período quaresmal, com a tradicional missa de quarta-feira de cinzas, que foi presidida por nosso pároco, Pe. Roberto Gottardo.

Pe. Gottardo realizou sua homilia entorno da máxima do dia: Convertei-vos e crede no Evangelho (Mc 1,12-15), o apelo escatológico de Jesus retratado no Evangelho de são Marcos. Durante a homilética, o Pe. pontuou os três pilares ensinados por Jesus no texto litúrgico do dia: Jejum, abstinência e caridade, e também destacou algumas referência práticas em relação à oração.

Em seguida, ele abençoou as cinzas com que os fieis tiveram a fronte marcada com uma cruz. As cinzas nos remetem à antiga tradição de Igreja de relembrar a finitude da vida terrena (Memento Mori – Lembra-te de que morrerás) e a necessidade de buscarmos um diálogo constante com Deus.

Findado o ritual típico da quarta-feira de cinzas, a missa seguiu normalmente. É interessante ressaltar o costume de lotar a igreja nessa data. Que bom seríamos se tivéssemos esse nível de presença constantemente em nossas comunidades. Isso demonstraria que o apelo quaresmal realmente pôde ser ouvido.

Comente