Por Jean Bunn

Na última segunda (15), tivemos um encontro entre as lideranças de nossa paróquia com o Pe. Laércio,SJ, secretário da Companhia para as paróquias, capelanias e santuários da Província dos jesuítas no Brasil. A reunião teve como objetivo abordar de forma dinâmica as realidades de nossa Paróquia e apresentar propostas que possam adequá-las ao projeto proposto para todas as paróquias jesuítas na américa latina, que consiste em cinco pontos fundamentais:

  1. Que sejam centradas na figura de Jesus Cristo e em seu reino.
  2. Que sejam uma comunidade de comunidades fraternas.
  3. Que sejam missionárias.
  4. Que sejam solidárias.
  5. Que sejam litúrgicas.

Após um breve preâmbulo, Pe. Laércio dividiu-nos em cinco grupos para abordar os temas, que depois foram discutidos abertamente. Entre os pontos que precisamos melhorar, foi destacado o grave problema missionário católico, onde parecemos ter perdido o ânimo para anunciar a boa-nova de Jesus. Uma das possibilidades destacadas pelo Pe. Laércio foi que se exija das capelas, caso queiram fazer a festa do padroeiro, pelo menos um projeto missionário por ano, bem como a realização de uma semana de espiritualidade inaciana.

Muito embora ainda tenhamos sérios pontos a serem melhorados, foi destacado um avanço considerável no que diz respeito à presença dos leigos e dos jovens em nossas comunidades, algo que se deve em grande parte ao trabalho desenvolvido nos últimos anos. Ainda se destaca uma série de reformas que estão tornando nossas comunidades melhores, tanto no sentido material quanto no litúrgico. Há no futuro de nossa vida paroquial um norte que Cristo e o carisma da companhia nos apontam e uma longa caminhada para alcançá-lo, que só poderá ser devidamente percorrida se todos participarmos e cooperarmos com este projeto.

Comente