Por Mauro Costa

Na última quinta-feira (06), as lideranças pastorais da Forania de Tijucas – leigos, religiosas, diáconos e padres – se reuniram para o último encontro deste ano. Ele foi realizado no salão paroquial da igreja matriz São Virgílio, em Nova Trento (SC), das 19h às 21h. Um momento fraterno entre aqueles que se disponibilizam para Deus no serviço ao Povo.

Antes de abordar a pauta do dia, os participantes foram acolhidos por paroquianos com lanche, música e alegria. Em seguida, o vigário forâneo, Pe. Elisandro – pároco da São Sebastião (Tijucas) – abriu a reunião e solicitou à equipe de paroquianos de São Virgílio que coordenassem a oração inicial. Constituída pela sra. Eunice (CPP), sra. Elenita (CPC) e pelo sr. Mauro Costa (catequese), os participantes foram chamados à meditação sobre o tema do Advento, ou seja, o da preparação para o nascimento do Senhor. Estando a manjedoura vazia, todos foram convidados a colocar um ramo de folhas nela e, concomitantemente, compartilhar com os demais a sua esperança em relação ao nascimento do Menino-Deus.

Após, o vigário forâneo passou a palavra ao Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Pe. Revelino Seidler. Ele solicitou a todos que fizessem uma rápida avaliação dos trabalhos pastorais na Forania, orientando-se pelas seguintes categorias: força, oportunidades, fraquezas e ameaças. Todos puderam compartilhar. Dentre as partilhas se evidenciou que a força maior na forania é formada pelas lideranças, cristãos e cristãs que, disponíveis a Deus, assumem inúmeras frentes de serviço em suas paróquias; verdadeiras forças vivas na Arquidiocese.

Ao final, foram realizadas comunicações, dentre as quais, as transferências dos padres na Forania de Tijucas, a permanência do atual Vigário Forâneo nesse serviço e as novas orientações canônico-pastorais. Em seguida, o Pe. Elisandro agradeceu a presença de todos, fez a benção final e desejou um Feliz Natal. Um encontro fraterno entre irmãos e irmãs que finaliza as reuniões deste ano da Forania de Tijucas. Deus seja louvado pela vocação de todos!

Comente