030_pastoral-familiar-201809

O Elemento básico dos conteúdos de ação da Pastoral Familiar é a realidade da família.

Os princípios básicos norteadores da Pastoral Familiar são defender e promover três vertentes principais:

  1. a dignidade da pessoa humana;
  2. o sacramento do matrimônio;
  3. a inviolabilidade da vida e da família.

Casais encerraram os encontros de preparação para a vida matrimonial

Por Rosana Tomasi Piffer (Coordenadora da Pastoral Familiar) No dia 30 de novembro, a pastoral familiar juntamente com padre Nelson, se reuniu com dezesseis  casais que encerraram os encontros de preparação para a vida matrimonial do segundo semestre. Foi uma tarde agradável onde mais uma vez, os casais puderam receber orientações e esclarecimentos sobre o…

Leia mais...

Nossa Senhora coroada em Nova Trento

A Pastoral Familiar de nossa paróquia realizou, no último domingo, a cerimônia de coroação de Nossa Senhora, encerrando assim o mês de maio, tradicionalmente dedicado à Maria santíssima. O evento contou também com a presença das imagens peregrinas que transitam pelas casas dos nossos bairros, e foi assessorado por nosso vigário, Padre Benno Brod, SJ,…

Leia mais...

Caminhando em direção ao matrimônio

Por Evaldo Viana No último sábado (10), às 14h, no Salão Paroquial, a Pastoral Familiar (PF) encerrou os encontros da segunda turma de preparação para a vida matrimonial. Os pais dos noivos/as também participaram do encontro. No início das atividades, Pe. Nelson refletiu sobre a importância e o significado do Sacramento do Matrimônio. Fez breve…

Leia mais...

PALESTRA FORMATIVA SOBRE OVULAÇÃO, BILLINGS E ABORTO

Por Evaldo Viana   No último sábado (27) a Pastoral Familiar da Paróquia São Virgílio, promoveu um momento formativo sobre o Método de Ovulação Billings e o Aborto. Iniciou-se às 14h, no Salão Paroquial. Os casais Luan e Luana, e Marlon e Ana da Coordenação Arquidiocesana da Pastoral Familiar do setor pré-matrimonial conduziram a reflexão, a partir…

Leia mais...

MISSA REMEMORA DIREITOS DO NASCITURO

Por: Evaldo Viana No último sábado (27) as 18:30h na Igreja Matriz; a Pastoral Familiar juntamente com a comunidade foi celebrado “o direito de nascer” que foi dia 8 de outubro o dia do Nascituro, e se estende durante todo mês, também comemoramos “outubro rosa”, “mês missionário”, “dia nacional da juventude”. Sabe-se que Nascituro significa…

Leia mais...

Semana da Família em Claraíba

Por Evaldo Viana Na quarta-feira (15), no contexto da Semana da Família, os membros da Pastoral da Família (PF) da Paróquia de São Virgílio estiveram na comunidade de São José (Claraíba). Integrantes do Movimento de Irmãos da nossa Paróquia apresentaram um teatro abordando a realidade de uma família que vivia harmoniosamente, mas com o passar…

Leia mais...

Pastoral da Família visita à São Valentim

Por Evaldo Viana Ontem (16) a Pastoral Familiar esteve visitando São Valentim com o objetivo refletir com a comunidade sobre a realidade das nossas famílias, hoje. Coube ao casal Maria do Carmo e Ulisses Sgrot a reponsabilidade da reflexão sobre o tema, à luz da passagem do evangelho de Lucas 2,48-50. “‘Meu filho, por que agiste…

Leia mais...