Ao final do mês de maio, carinhosamente dedicado à Mãe, em uma bela noite de sábado, a Paróquia São Virgílio realizou mais um feito histórico: a transmissão da missa no Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro. Presidida pelo Pe. Lúcio e com a presença dos padres Pedro e Flávio, e do diácono Mauro, essa Celebração contou ainda com a equipe litúrgica do dia (leitores), da equipe de animação do canto, crianças da IVC e suas mães. Todos de forma presencial no dia; mas, online quase 2.000 pessoas estavam assistindo a Missa. Um dos momentos emocionantes foi a Coroação de Nossa Senhora, um ato religioso profundamente carinhoso com a Mãe de Jesus e Nossa Mãe. Com certeza a alegria evangélica tomou conta de todos os que assistiram, ou participaram da Missa no Santuário N. S. Bom Socorro. Glória a Deus!

por Diác. Mauro Costa

 

Por Moacir Fachini

Querido Pe. Roberto,

O Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro, (Morro da Cruz) construído por iniciativa dos Padres Jesuítas, constitui-se hoje em um dos locais “Marianos” mais visitados em nossa região.

Muitos Párocos que passaram por nossa Paróquia se dedicaram a ele. Uns mais outros menos de acordo com as tendências, carismas e disposições de cada um.

Porém, com exceção do Padre Russel, ninguém dedicou tanta atenção e devotamento a este Santuário como o Padre Roberto Jerônimo Gottardo,SJ.

Como guia, orientador e animador da Coordenação do Santuário promoveu a revitalização deste espaço, transformando-o em local de referência religiosa pelo país afora, divulgando a devoção a Maria.

Infelizmente, para nós, Pe. Gottardo seguirá para outras paragens. Com a sua partida encerra-se também a presença por 140 anos da Companhia de Jesus entre nós.

Sentiremos demais sua ausência. Suas famosas homilias voltadas sempre para a reflexão sobre nossas atitudes e compromissos como cristãos marcaram muito as nossas vidas.

Seu espírito de entrega em benefício da Igreja alertando-nos para a urgência da superação de preconceitos estapafúrdios e abrindo nossos corações para uma prática religiosa mais autêntica e libertadora, ecoou e ecoará profundamente em nossas vidas.

Estamos tristes por sua partida, porém estes são os desígnios de Deus; por outro lado estamos felizes porque sabemos que levarás contigo a lembrança da Madonna do Bom Socorro e do povo Neotrentino.

Assim, Pe. Roberto queremos enquanto coordenação e fiéis devotos, abraçá-lo carinhosamente e desejar-lhe todo sucesso possível em sua nova missão.

Em espírito estaremos sempre juntos, rogando ao Criador por ti e por todos nós, para que nos conceda sempre muita alegria, saúde e vida em abundância.

Obrigado por toda a tua dedicação a este Santuário e pelo grande impulso na difusão da devoção a Nossa Senhora Mãe do Bom Socorro.

E, como gostavas de aclamá-la:  EVVIVA LA MADONNA!

Uma grande salva de palmas ao Padre Roberto Jerônimo Gottardo.

Nova Trento, 09 de fevereiro de 2020.

Por Moacir Facchini (Comissão do Santuário)

O Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro, situado no alto do Morro da Cruz em Nova Trento, possuía bancos de madeira antigos de tamanhos e modelos variados. Fazia-se necessário restaurá-los ou substitui-los por outros mais anatômicos.

A comissão do Santuário optou por sua substituição, no início com um pouco de receio. Nosso povo é bastante conservador e ainda confunde o significado de história com cultura. Muitos têm sérias dificuldades do entendimento de que ambas, história e cultura não existem prontas e acabadas, servindo somente para serem preservadas com saudosismo.

Tanto história quanto a cultura não só se preserva mas principalmente se faz. O mundo não é estático. Está sempre em constante movimento. E o que é mais importante caminha sempre para frente e Deus está presente nesse movimento. Às vezes, temos dificuldade em entender que o que se deve preservar não são somente os bens ou objetos materiais. O que devemos preservar sempre são os valores éticos, morais, da fraternidade, da doação, da solidariedade, da esperança, fé e paz. Isto sim é perene.

Mas voltando aos bancos desenvolvemos junto às famílias da comunidade uma Campanha de doação de um banco para a igreja do nosso Santuário da Mãe do Bom Socorro. Para nossa surpresa e alegria a comunidade reagiu favoravelmente no sentido da doação. Em todas as famílias onde passamos anunciando a campanha, sempre fomos muito bem recebidos e as doações aconteceram sempre com espirito de devoção e amor a Mãe do Bom Socorro.

Após análise de várias propostas a empresa vencedora para a confecção dos bancos foi a do senhor Agostinho Dalri, que de imediato conseguiu doze doadores entre seus clientes e amigos.

São bancos anatômicos, confortáveis que emprestam a igreja um ar de sobriedade mesclado com a modernidade. Foram inaugurados na missa do dia 24 de novembro de 2019, na Solenidade de Cristo, Rei do Universo. Foi uma grande alegria para todos.

Fica aqui registrado nosso agradecimento a todas as famílias e pessoas físicas que fizeram sua doação. Que as bênçãos de Nossa Senhora do Bom Socorro se estendam sobre cada uma delas.

Evviva la Madonna!

Confira tudo na galeria de fotos (clique na primeira foto para abrir e ver a sequência toda)

 

Diác. Mauro Costa

No dia de Santa Teresinha do Menino Jesus e nos braços da Mãe do Bom Socorro, o Povo de Deus rezou e a abriu o Mês Missionário Extraordinário. No Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro, os paroquianos de toda a Forania se fizeram presentes para, por meio da oração do Terço, abrir o Mês Missionário Extraordinário. Mais de 300 fiéis, cantavam, rezavam e, caminhando, testemunharam a sua fé, não apenas na Mãe do Bom Socorro, mas, sobretudo, a comunhão com Povo de Deus.

Os párocos, diáconos e inúmeras lideranças fortaleceram essa comunhão eclesial. Organização do evento no Santuário ficou a cargo de lideranças da paróquia São Virgílio, dentre elas a Coord. do CPP, sra. Eunice Cadorim. A caminhada na oração do terço foi organizada em cinco momentos, tal como os mistérios do Terço, nos quais os fiéis paravam, ouviam o trecho do evangelho correspondente ao mistério, rezavam, faziam preces e seguiam adiante.

Após o último mistério, foi realizado um ato significativo. Abaixo da imagem de Nossa Senhora do Bom Socorro, os fiéis elevaram suas mãos em direção à imagem santa, e pediram a intercessão da Mãe para as ações missionárias na Igreja. Um momento de alegria na fé, o qual pôde se perceber nos rostos dos participantes.

Ao adentrar ao Santuário, o Povo cantou novamente, o clero se apresentou e foi oferecido um lanche pelas paróquias. A confraternização entre todos revelava essa comunhão de irmãos e irmãs na fé que, mesmo de lugares diferentes, sentiam-se unidos, fortalecidos e esperançosos.

Na verdade, a fé cristã traz em sua essência a esperança e, sobretudo, o amor. Por amor, homens e mulheres vivem a sua fé, enfrentando enormes desafios. Confiam na Providência Divina e, por isso, se lançam na aventura da vida, rumo ao desconhecido.

À essa força de comunhão acrescentou-se também que nesse dia, a Igreja celebrou a memória da padroeira das Missões, Santa Teresinha do Menino Jesus. Também por isso, podemos pensar como Santa Teresinha que o ato de rezar o terço, pode ter sido um pequeno ato, mas foi grande diante de Deus e da Mãe do Bom Socorro. Que toda a glória seja para Deus!!!

Por Pe. Gottardo,SJ

A casa de Deus é um lugar sagrado, lugar de encontro com Deus e com os irmãos; uma igreja é, essencialmente, lugar dedicado à oração e ao cultivo da fé, da esperança e da caridade. Vamos à casa de Deus para contemplar a bondade do Senhor (cf. Sl 27,4), e também para ouvir-nos a Palavra e, quiçá, converter-nos (cf. Mc 1,15).

Quem tem zelo pelas coisas de Deus e quem efetivamente ama o Senhor zela pela casa consagrada a Ele. Jamais vai permitir que a casa de Deus se torne uma espelunca abandonada, feia e suja. Não mede esforços e sacrifícios para oferecer tempo, recursos e o melhor que pode para vê-la sempre mais bela, aconchegante e acolhedora. “O zelo por tua casa me consumirá” diz-nos a Bíblia (cf. Jo 2,17).

Deus é uma questão de paixão e não de conceito/ideias. À casa de Deus devemos oferecer o melhor que podemos. Quanto mais zelosos e respeitosos formos mais crescerá em nós o desejo de cuidar da casa de Deus. É com este espírito que decidimos substituir os bancos do Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro, casa de Deus, casa della Madonna e também casa nossa.

O projeto da substituição dos bancos se inscreve no contexto de uma série de melhorias que estamos efetuando no complexo deste esplêndido e singular lugar, visando favorecer mais conforto, alegria, encantamento e efetivo encontro com o Divino, aos fiéis e aos visitantes. Trata-se, na verdade, de oferecer à Mãe que acolhe a todos no alto do Morro da Cruz mais um belíssimo presente.

 

O valor de cada banco – já encomendados – está orçado em R$ 1.440,00 (Hum mil quatrocentos e quarenta reais). Graças à generosidade de muitas famílias neotrentinas e amigos/as do Santuário a empreitada está bem avançada. É importante lembrar que os nomes dos doadores não serão gravados no mobiliário doado, mas seguramente estarão inscritos no livro da Vida (cf. Ap 21,27). Tudo para a maior glória de Deus.

Pe. Gottardo,SJ

Nos dias 16-18 de setembro de 2019, aconteceu em Jaraguá do Sul o III Encontro dos Reitores de Santuários e Animadores de Centros de Peregrinação dos Estado de Santa Catarina. Ocasião importante para um encontro fraterno, para estudos/reflexão e partilha da nossa missão, com suas alegrias e preocupações.

A vida pastoral de um Santuário não pode estar desconectada da vida da Igreja. Os Santuários não são ilhas nem podem ser instituições autossuficientes. A nossa força está no poder da comunhão que construímos e nas relações que travamos. Neste sentido, Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, ajudou-nos a refletir a partir das Diretrizes da Ação Evangelizadora no Brasil (2019-2023).

Na terça-feira, à tarde, fizemos um incursão até o distrito de Nereu Ramos (Jaraguá do Sul) para conhecermos a igreja Nossa Senhora do Rosário, onde o servo de Deus, Pe. Aloisio Boeing, viveu e trabalhou nos últimos 23 anos de vida. O sarcófago com seu corpo encontra-se adjunto à igreja. Às 15h participamos da missa com a igreja apinhada de pessoas. Nota-se um carinho e uma veneração admirável do povo ao Pe. Aloísio cuja vida fazia eco da conhecida expressão paulina: o “bom perfume de Cristo” (cf. 2Cor 2,15).

Concluímos a jornada visitando o antigo Seminário do Sagrado Coração de Jesus dos ||Padres Dehonianos, em Corupá. Trata-se de uma majestosa construção em estilo gótico-romano, que impressiona pelos detalhes, harmonia, imponência e conservação. Retrato vivo de um capítulo importante da história da Igreja que, hoje, perdeu a pertinência e o sentido.

Ainda, à noite, tivemos a possibilidade de partilhar as alegrias que brotam do apostolado que desenvolvemos nos Santuários e os desafios que nos impelem a não nos acomodarmos e que se avultam no horizonte. As alegrias explicitadas foram louváveis. Indubitavelmente, Deus realiza maravilhas no espaço sagrado de um Santuário. Entretanto, quem disse que evangelizar é moleza!

Na manhã da quarta-feira (18), além dos vídeos que cada Reitor levou para apresentar o respectivo Santuário, foi discutido e definido o tema do Encontro Nacional dos Reitores de Santuários que ocorrerá em Florianópolis, em 2021. Sim, não podíamos retornar a Nova Trento sem subir no Morro da Boa Vista para visitar o monumento dedicado aos imigrantes italianos que aportaram em Jaraguá (1874), la Chiesetta Alpina. Um gioiello!

Seminarista José Gabriel (Azambuja)

Neste final de semana, a Igreja do Brasil celebrou as vocações ao ministério ordenado, isto é, diáconos, padres e bispos, homens chamados por Deus para servir, em doação total, o povo de Deus.

Alegrias, festejos e novidades marcaram este domingo (04/08), no Morro da Cruz, onde nosso pároco, padre Roberto, celebrou os seus cinco anos de chegada a Nova Trento, com a primeira missa aos pés da Senhora do Bom Socorro. Estendemos ao padre Roberto, bem como aos demais padres de nossa paróquia, as felicitações pelo dia do padre, rogando a Mãe do Bom Socorro que os abençoe sempre, conduzindo-os a Jesus.

A festa não acabou por aí! A Igreja de Cristo ganhou mais nove membros! Nove crianças foram trazidas por seus pais e padrinhos, ao Santuário, para pedir, à Igreja de Cristo, o Sacramento do Batismo. A alegria tomou conta de toda a celebração, as crianças embelezaram ainda mais o dia frio de inverno, que chegou a marcar 1°C! Alegria esta que motivou muitos da assembleia a participar da celebração do Batizado, para serem testemunhas do Amor de Deus que nos acolhe como filhos. Rezemos por estas crianças, para que como Jesus, possam crescer em estatura, graça e sabedoria!

Elevar ação de graças foi a palavra chave deste Domingo, dia do Senhor. Após a celebração, os fiéis foram incentivados a almoçarem no restaurante do Morro da Cruz, que está sob nova administração. Aproveitamos, aqui, para deixar o nosso muito obrigado a família Bendrot, que nos últimos anos se dedicaram, com zelo, a cuidar do complexo que abarca, também, o Santuário. Que o Bondoso Deus os abençoe e os recompense por todo trabalho dedicado.

Assim sendo, damos as boas vindas para o nosso querido amigo, Maximiliano Graver, que a partir deste domingo, deu início às atividades do restaurante, que por sinal foi elogiado por muitos que por ali passaram. Se comer bem nos ajuda a rezar bem, você deve passar por lá quando for ao Santuário. Além da saborosa comida, você pode apreciar, neste período de inverno a bonita paisagem que o alto do Santuário oferece: céu azul e mata verde!

Vamos fazer valer a pena a Palavra que diz “Deus habita este lugar”, visitando estes locais, não só como turistas, mas elevando a Deus sinceras e simples orações, pois é disso que Deus gosta, de orações simples que saem do coração.

“Por tudo que vi, vivi, ouvi e presenciei: Deus, obrigado! Por aquilo que virá: que seja feita a vontade de Deus”! (Frase do Padre Roberto, pelos seus cinco anos em Nova Trento).

Moacir Fachinni

O Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro, situado em Nova Trento, no alto do Morro da Cruz, vem se projetando cada vez mais no cenário turístico religioso não só da região e Estado, mais de todo o país, graças sobretudo ao espírito de fé e participação da comunidade, além das parcerias firmadas com poder público e iniciativa privada.

Aliado a isto deve-se frisar ainda o elevado apelo a religiosidade e espiritualidade praticado em meio a um cenário de exuberante beleza natural, ambiente ideal para a prática do recolhimento e encontro com Nossa Senhora e o menino Jesus. Este espírito de fé e devoção a Maria é herança dos antepassados, oriundos especialmente da Itália e que em verdadeira jornada épica iniciaram a edificação das construções lá existentes, há mais de um século.

A iniciativa de tão importante evento partiu dos padres Luiz Maria Rossi, concretizada pelo Padre Alfredo Russel. Compete agora a atual e futuras gerações a preservação e ampliação dos espaços do santuário e a difusão permanente do sentimento de religiosidade e espiritualidade.

Todas as pessoas que realizaram sempre trabalhos voluntários e continuam participando da vida do santuário, fica aqui registrado todo respeito, apoio e admiração.

Neste primeiro domingo de maio, dia 05 o santuário realizou a festa comunitária em homenagem a Maria, mãe de Jesus, sob a designação de Nossa Senhora do Bom Socorro.

Foi uma celebração com alto espírito de comunidade, partilha, solidariedade e alegria, que contou com as seguintes atividades:

Missa solene com a participação maciça de fiéis, devotos e visitantes, celebrada pelo Presidente da Comissão Executiva do Santuário Padre Roberto Gotardo.

Após a celebração religiosa os presentes puderam saborear um suculento churrasco com pão, salada e maionese no espaço do restaurante do santuário.

No salão de eventos, situado na parte de baixo do restaurante aconteceu a celebração do almoço festivo, com a presença de mais de 100 casais festeiros, tradicionais colaboradores do santuário. Durante todo o evento tivemos sorteio de belos brindes doados pelo comércio e indústria locais, pelo sistema de roleta.

Foi um evento emociante de pleno êxito tanto no aspecto religioso quanto no profano.

A atual comissão administrativa do santuário, capitaneada pelo pároco Padre Roberto, agradece a colaboração e o espírito de voluntariado de todos os envolvidos no evento, e em nome de Nossa Senhora do Bom Socorro estende a toda a população sua bênção sacerdotal.

E viva la madona.

 

Jean Bunn

Os peregrinos do santuário Nossa Senhora do Bom Socorro que costumam almoçar aos domingos em nosso restaurante agora contam com uma melhoria nas antigas janelas que arejavam o espaço. A reforma, necessária e urgente, foi realizada com o devido sucesso por nossa paróquia. Os que acessaram o santuário no mês de fevereiro notaram a obra, um pequeno e necessário transtorno, cujos resultados valem a pena sofrida.

Lembramos que toda a qualquer melhoria do tipo só pode se tornar real graças ao dinheiro de colaborações arrecadado por nossa paróquia. Por isso, a importância de contribuir e de conscientizar aqueles que não colaboram com a Igreja, para que cada vez mais tenhamos uma comunidade bonita, organizada e exemplar.

 

Novas janelas: qualidade e praticidade.

 

Por Moacir Facchini (Coordenador)

No dia primeiro de dezembro de 2018, um grupo de aproximadamente 30 homens com suas ferramentas de roçar: roçadeira, soprador, enxadas, pás, ancinhos, realizaram um magnífico trabalho de voluntariado procedendo a limpeza da estrada do Morro da Cruz que dá acesso ao Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro.

O trabalho foi realizado em um clima de alegria e satisfação por estarem servindo, a seu modo, à Nossa Senhora do Bom Socorro e ao Menino Jesus.

O final da empreitada, por volta do meio dia, aconteceu uma belíssima confraternização regada por um saboroso risoto.

Na oportunidade estavam presentes também o Pároco e Reitor do Santuário, Pe. Roberto e o Pe. Benno que atende espiritualmente todos os dias no Santuário. Ambos agradeceram e enalteceram o espírito de voluntariado dos presentes e o Pe. Benno deu a todos a benção.

 

Após o almoço foi realizado em um clima de grande descontração um sorteio de brindes doados pela comunidade de Nova Trento. Um agradecimento especial ao Sr. Moacir Archer que é o coordenador dos voluntários e ao Sr. Alaercio Voltolini que desta vez foi o cozinheiro.

Também já ficou marcada para abril do próximo ano uma nova limpeza sempre com elevado espírito de doação e de espiritualidade. Caso você deseje participar deste seleto grupo de servidores voluntários de Nossa Senhora converse com o Moacir Archer ou com a coordenação do Santuário.

 

A todos o nosso MUITO OBRIGADO. Foi bom demais. Foi uma festa!